Caeté Notícias

Site de notícias da cidade de Caeté – MG

NOTAS DA CÂMARA MUNICIPAL DE CAETÉ 3ª REUNIÃO ORDINÁRIA -18/02/2025

TRIBUNA

JADSON RODRIGUES/PARDAL (CIDADANIA) informou que apresentou, na reunião passada, requerimento solicitando à Mesa Diretora da Câmara a realização de audiência pública para discussão do projeto de lei que trata da terceirização de serviços públicos do município. Ele disse que respeita a decisão dos vereadores de não aprovarem o requerimento, embora entenda que seria fundamental a realização da audiência pública, uma vez que se trata de um projeto extremamente complexo. O vereador criticou ainda a Nota de Repúdio às suas falas proferidas na última reunião, publicada no Jornal Opinião e nas redes sociais pelo sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caeté e desafiou a presidente do Sindicato a apresentar servidores do município que possam afirmar que a entidade de fato trabalha por eles. Segundo Pardal, os servidores públicos têm um sindicato inoperante, que em momento nenhum se pronuncia como deveria em favor dos seus sindicalizados. “Eu não comungo com uma entidade que não se mostra, que não põe a cara. Tudo que os servidores adquiriram neste município, todo benefício, pouco ou muito, foi através desta Casa Legislativa”. Sobre o projeto de terceirização, o vereador disse que ainda não teve acesso a ele e por isso não formou uma opinião e salientou que o projeto deverá ser discutido e analisado de forma legítima e transparente para que ninguém seja prejudicado.

LULUKA TAVARES (MOBILIZA) disse que é paciente oncológica há sete anos e por isso levanta uma bandeira da qual ela sente na pele: “eu estou aqui para representar a população em geral, levantando não só a bandeira da saúde, mas também a do autismo”. A vereadora falou que deseja caminhar junto ao Legislativo e ao Executivo e pediu à população que também se junte a ela na luta por melhorias para a cidade: “eu estou aqui para trabalhar em favor do povo”. Luluka disse que o seu gabinete está à disposição para receber a população e suas demandas.

JOSÉ RAIMUNDO GOMES/TEQUINHO (AGIR) reafirmou a colocação do vereador Pardal de que a Casa Legislativa sempre trabalhou em prol de melhorias para os servidores municipais: “essa Casa nunca fugiu de qualquer assunto que fosse para o bem-estar dos servidores”. Ele também disse que, embora o requerimento de audiência pública para discussão do projeto que trata da terceirização de serviços públicos tenha sido rejeitado, a Câmara não deixará de discutir e votar o que for melhor para os servidores. Tequinho também parabenizou o prefeito pelas comemorações dos 311 anos de Caeté. Ele informou ainda que a Justiça julgou improcedente a ação movida contra o ex-prefeito Lucas Coelho e que as acusações serão arquivadas: O vereador disse que é preciso verificar a veracidade dos fatos antes de proferir acusações contra qualquer pessoa, porque é um sofrimento não só para ela, mas para toda família. “Eu fico feliz com essa decisão e tenho certeza de que o caminho do Lucas Coelho será brilhante e ele vai chegar aonde deseja”.

ORDEM DO DIA

Os vereadores aprovaram, em primeira votação, o projeto de lei nº 001/2025 que aprova o Contrato de Consórcio Público e o Estatuto Social do Consórcio Interfederativo Minas Gerais – CIMINAS e da Associação dos Municípios da Microrregião do Planalto de Araxá – AMPLA, autorizando o ingresso do município de Caeté e, em segunda votação, o projeto de lei nº 003/2025 que autoriza a abertura de crédito adicional de caráter especial no orçamento de 2025 e alterações no PPA e LDO vigentes, ambos de autoria do Executivo.

LIDERANÇAS

O vereador Markorélio (AGIR) informou que, a partir da roda de conversa realizada na última quinta-feira com a empresa Vale e lideranças esportivas de Caeté, ficou criado o Clube do Esporte que irá representar todas as modalidades esportivas do município. Ele também parabenizou o Executivo pela inclusão de mais duas rotas no Tarifa Zero para a Serra da Piedade. Por fim, Markorélio manifestou sua satisfação com o resultado que julgou improcedente a ação judicial movida contra o ex-prefeito Lucas Coelho.
A vereadora Luluka Tavares (MOBILIZA) disse que apresentou à Mesa Diretora da Câmara uma indicação de realização de parceria com a Polícia Civil de Minas Gerais para realização de mutirões mensais para emissão de Carteira de Identidade. Segundo a vereadora, o intuito é garantir para a população caeteense esse serviço de uma forma humanizada e organizada.
O vereador Tequinho (AGIR) parabenizou o Executivo pela implantação do projeto Olho Vivo em que serão instaladas câmeras em vários pontos da cidade.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O presidente Nandinho (AVANTE) informou que havia feito uma indicação ao Executivo para instalação de câmeras de monitoramento no município e parabenizou o prefeito pela execução do Projeto Olho Vivo. Ele também parabenizou todos os envolvidos na implantação do Tarifa Zero em Caeté que, segundo ele, atende toda a população e agora está sendo ampliado com a inclusão de mais duas linhas.
O presidente desejou boas-vindas ao tenente coronel Crisstian que assumiu a 304º Cia da Polícia Militar e parabenizou toda equipe pela atuação na cidade, em especial, durante as comemorações dos 311 anos da cidade de Caeté. Ele também comentou sobre a improcedência da ação movida contra o ex-prefeito Lucas Coelho: “fico muito feliz em saber que a nossa Justiça faz o que é certo”. Por fim, Nandinho informou que a Câmara Municipal fará um trabalho de conscientização da população no combate à dengue e à violência doméstica, através de folders produzidos pela Casa Legislativa e de orientação aos idosos, através do Procon Câmara, quanto a golpes aplicados através de empréstimos e cartões de crédito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *